Receção ao Caloiro
Bem vindo, caloiro! Parabéns pela tua entrada no Ensino Superior!
Neste momento, deves estar a passar por uma mistura de emoções: alegria por começares uma nova etapa, receio do que está para vir e curiosidade pelo mundo novo que vais conhecer. A verdade é que os próximos anos guardam muitas surpresas para ti e pode ser difícil conjugar todos os interesses (estudos, saídas e cafés, desporto e associativismo).
Nesta aba, deixamos alguns conselhos que podem servir para te guiares na aventura do Ensino Superior.
A certa altura, vais-te sentir, certamente, perdido com todo o estudo, livros, apontamentos e aulas. No meio disto (e, claro, com outras atividades extracurriculares à mistura), é importante que tentes manter um acompanhamento contínuo da matéria. Normalmente, existe um banco de apontamentos onde são partilhadas sebentas, resoluções, exames anteriores e resumos das cadeiras que tens. Isto é muito útil para orientares o estudo para os exames. Pergunta pelo banco de apontamentos aos colegas mais velhos ou tenta procurá-lo na página do teu núcleo. Não vai ser difícil encontrares e vai dar-te imenso jeito ao longo do curso.
Na vida universitária vai-te ser muito importante um PC. Vais ter cadeiras de programação em que é necessário teres um computador com certos programas instalados, e também é fundamental para acompanhares os materiais disponibilizados pelos professores (não precisas de imprimir tudo). Hoje em dia, muita informação se transmite on-line, e sempre que precisares de fazer pesquisas ou escrever algum trabalho, o PC é imprescindível.
Para além disto, deves também ter cadernos / dossiers. Pode haver cadeiras mais experimentais ou mais relacionadas com programação em que o caderno não é tão necessário. Mas, geralmente, é sempre útil ter algo onde possas tirar apontamentos. Nada que já não soubesses do secundário, mas é sempre bom lembrar!
Quanto aos livros, muito do teu estudo vai ser feito pelos livros que os professores recomendam. Não tens de te preocupar em comprá-los, não só porque costumam custar um preço exorbitante, mas também porque, por norma, consegues pedir emprestado a colegas mais velhos, ou então consultá-los na biblioteca.
As avaliações de cada cadeira podem variar muito. Há vários regimes de avaliação. Eis os mais comuns:
- Época de Frequência;
- Época Normal;
- Época de Recurso;
- Época Especial.
A Época de Frequência ocorre ao longo do semestre. As frequências correspondem aos testes que tinhas no secundário. Normalmente, neste registo, fazem-se duas frequências, mas por vezes podem ser mais.
A Época Normal chega no fim do semestre e, geralmente, avalia conteúdos globais (em janeiro no primeiro semestre e em junho no segundo semestre).
A Época de Recurso vem depois da Época Normal, regra geral nas últimas duas semanas do semestre. Aqui é quando podes melhorar alguma nota ou tentar concluir alguma cadeira que não tenhas conseguido até então.
A Época Especial dá-se no fim do ano letivo,por norma, quer seja para cadeiras do primeiro ou segundo semestre. Só alunos em condições especiais se podem inscrever nesta época. Aconselhamos-te a ler o regulamento da tua faculdade acerca deste tipo de avaliação
Cada professor escolhe o tipo de avaliação. Pode ser feita por frequências, por exame global, por apresentações ou por uma mistura de vários métodos. Nos cursos de Física e Engenharia Física é comum que a maioria das cadeiras tenha uma componente experimental na qual tenhas de escrever relatórios que também têm peso na nota final.
O tipo de avaliação depende de cadeira para cadeira e de universidade para universidade, portanto o conselho aqui é que atentes às informações dadas pelo regente da unidade curricular, quer seja na aula ou no material fornecido por ele on-line.
Quando houver algo que não percebas na aula ou se tiveres alguma dúvida sobre o funcionamento de alguma cadeira em específico, não hesites em ir ao gabinete do professor em questão ou em mandar-lhe um mail. Por vezes, fica-se com a ideia de que os professores na Universidade são mais distantes e frios do que aquilo a que estás habituado no secundário, mas não é bem assim. Geralmente, os professores estão disponíveis para ajudar, mas como algumas cadeiras têm tantos alunos, torna-se difícil para o professor chegar a todos.
Se sentires dificuldade em acompanhar a matéria ou não estiveres confortável para falar na aula, sugerimos que vás ao gabinete do professor ou o contactes por e-mail para tentar entender em condições o que te escapou na sala.
Sempre que tiveres alguma dificuldade extra curricular, procura falar com colegas mais velhos. Muitos deles já passaram pelo mesmo que tu, portanto conseguem ajudar-te. Também é uma boa maneira de conheceres colegas novos. É importante lembrares-te que não está sozinho neste percurso. O núcleo é um espaço importante onde podes expor as tuas dificuldades com colegas de faculdade, onde se calhar estás mais à vontade do que com professores e docentes.
Podes conhecer os nossos membros coletivos aqui, onde encontras os vários núcleos que colaboram connosco!
É muito importante ter algo para além do estudo. Portanto, se tiveres interesse em atividades extracurriculares, como, por exemplo, algum desporto, música ou associativismo, procura as Associações de Estudantes que te representam e os próprios órgãos da Universidade que dinamizam atividades nesses âmbitos. Tens à escolha uma panóplia de opções para te envolveres ao longo do curso e é importante que mantenhas a cabeça fresca!
A grande maioria das Universidades e Associações, através das suas secções, oferecem um leque alargado de modalidades a custos reduzidos, pelo que, mesmo se já praticares algum desporto, podes sempre experimentar um novo ou mostrar os teus dotes na equipa da faculdade!
Os núcleos de estudantes também costumam organizar atividades recreativas, feiras de emprego e outros eventos que te podem enriquecer cultural e curricularmente.
Os próprios departamentos e centros de investigação promovem atividades mais lúdicas como visitas e palestras, nas quais podes ficar a par dos vários projetos a ser desenvolvidos. Estas atividades costumam ser mais direcionadas para a tua área de estudo, por isso fica atento, podem ser uma mais valia no CV!
O que não falta nas Universidades são iniciativas ligadas ao associativismo. Se gostavas de organizar atividades, ter mais contacto com empresas ou criar um projeto novo, podes sempre procurar o associativismo. Existem diversas organizações às quais te podes juntar, desde júnior empresas a núcleos e associações de estudantes. Uma boa forma de começar é como colaborador do teu núcleo ou de alguma associação que te represente (como a Physis, que abre anualmente um recrutamento!).
Por fim, o que não faltam são grupos culturais. A grande maioria das faculdades tem uma tuna, à qual te podes juntar, e encontras, também, clubes ligados ao teatro, orquestras, grupos de fado, secções relacionadas com ecologia e direitos humanos ou mesmo um jornal ou rádio. Aconselhamos-te a procurares junto da tua Associação de Estudantes.
Estas são ótimas maneiras de conheceres pessoas novas e de espaireceres um pouco do estudo, enquanto desenvolves soft skills e enriqueces o currículo!
Com as novas regras de contingência relacionadas com a COVID-19, a tua faculdade pode ter adotado normas de funcionamento excecionais. Algumas universidades têm todas aulas remotamente, outras têm sistemas de rotatividade, mas cada uma tem o seu plano organizacional. É aconselhável que verifiques o site da tua Universidade ou que fales com o núcleo de estudantes para saberes como vai ser o teu regime de aulas.
Nesta altura, vai ser importante que confiras diariamente o teu e-mail para novas informações acerca do funcionamento das cadeiras, bem como notificações de professores, pois esta vai ser a forma principal de contacto entre alunos e docentes. Em caso de dúvidas, consegues encontrar facilmente os contactos de e-mail dos teus professores e do teu coordenador de curso no site da tua faculdade.
Se ainda tiveres alguma dúvida, contacta-nos! A Physis existe precisamente para dar apoio a todos os estudantes de Física e Engenharia Física em Portugal.
Boa sorte e, acima de tudo, aproveita!