Quem somos?
A Physis é a Associação Portuguesa de Estudantes de Física. Nasceu em 1991, da vontade de um grupo de estudantes da Universidade de Lisboa de organizar a International Conference of Physics Students (ICPS) na sua cidade no ano seguinte. É uma associação sem fins lucrativos sediada na Universidade de Coimbra, que representa todos os estudantes de Física e de Engenharia Física, e de outros cursos diretamente relacionados com a Física do Ensino Superior português, operando a nível nacional.São centenas de jovens que partilham o gosto pela Física e Engenharia, ligados numa mesma associação.
Podes consultar a lista dos cursos representados pela Physis aqui.
A nossa missão é promover a Física e fazer a ponte entre os seus sócios e a International Association of Physics Students. Deste modo, a nossa atividade passa por organizar eventos de cariz científico e pedagógico, divulgar artigos e novas descobertas e dar aos seus membros a oportunidade de participar em eventos internacionais em representação do país. Todos os anos, garantimos a realização do ENEF, Encontro Nacional de estudantes de Física, que procura reunir vários estudantes do país em atividades relacionadas com esta área!
A Nossa História
A Physis – Associação Portuguesa de Estudantes de Física foi criada em 1991, no Instituto Superior Técnico, com o objetivo de organizar a edição do ICPS (International Conference of Physics Students) de 22 a 29 de Agosto de 1992. Esta conferência é organizada anualmente em correspondência com a IAPS – International Association of Physics Students que congrega associações nacionais e locais de estudantes de física de vários países, incluindo a Physis.
Em 1998, a Direção da Physis passou para Coimbra, ano em que Portugal foi novamente anfitrião da ICPS, tal como em 2005.
A Physis, ao longo destes anos, tem realizado diversas atividades no âmbito da Física, entre palestras, eventos e encontros, destaca-se o trabalho que viria a ser o Circo da Física, o qual teve a sua estreia a 26 de Março de 1994 no Fórum Anual da Associação Juvenil de Ciência e que, mais tarde, viria a ser apresentado na ICPS ’97 em Viena, Áustria. Esta performance teve o título “Physis, Physics Flying Circus”.
Outra das iniciativas foi um minicurso em 2009 de Wolfram (TM) Mathematica leccionado por Jorge C. Leitão, aluno do 3º ano da Licenciatura em Física, e bolseiro do CFP. Também teve grande êxito o projeto apresentado no XI Encontro Nacional de Estudantes de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto entre 27 Fevereiro e 1 Março de 2009, resultante de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Física e a Physis. O projeto tinha como objetivo permitir aos alunos do ensino básico e secundário medir a circunferência da Terra analogamente ao trabalho de Eratóstenes nos anos 200’s AC.
Também em 2009 foram apresentadas as missões “Planck” e “Herschel” através Agência Espacial Europeia (ESA) com auxílio de dois professores universitários e jornalistas da TVI24.
No final dos anos 90 devido à fraca adesão de estudantes portugueses às ICPS’s, a Physis teve a necessidade de criar um encontro anual entre todos os estudantes de Física a nível nacional, onde promoviam um concurso de palestras em que o prémio seria a viagem e estadia na ICPS seguinte. Surgiram assim os ENEF’s – Encontro Nacional de Estudantes de Física, que além do concurso tinha ainda como principal objetivo divulgar a Física e os avanços da mesma, bem como da vivência académica dos diferentes cursos de Física espalhados pelo país.
O primeiro encontro foi realizado em 1999 em Coimbra, desde aí, o ENEF já teve lugar na Universidade do Algarve (UAlg), Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade do Minho (UM), Instituto Superior Técnico (IST), Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), Universidade de Évora (UE), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Universidade de Aveiro (UA).
Durante alguns anos, no decorrer dos ENEF’s tinha ainda lugar a Assembleia Geral da Physis, na qual são eleitos os orgãos sociais, discutidos e aprovados planos de actividades anuais, bem como os respectivos relatórios de contas. Nesta assembleia são ainda submetidas e sujeitas a votação as candidaturas para o ENEF do ano seguinte.
Em 2009, durante o ENEF realizado na FCUP, a direção da Physis mudou mais uma vez de cidade, passando a ser constituída por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A nova direção propôs-se então a continuar o trabalho até aqui feito pelas direções anteriores.
Em 2013, a Physis regressa a Coimbra, onde ainda permanece nos dias de hoje, com sede no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, sendo constituída maioritariamente, mas não exclusivamente por alunos dessa mesma faculdade.