Membros Colectivos
Como conseguimos chegar aos mais de 2000 estudantes que representamos em todo o país?
De modo a facilitar o contacto entre os estudantes membros da Physis de cada universidade e a associação, juntaram-se a nós, enquanto membros coletivos, alguns dos Núcleos de Estudantes de Física e Engenharia Física das diversas faculdades onde os cursos são lecionados!
Assim, contamos com os membros coletivos para a divulgação de atividades, para nos apoiarem nas iniciativas pedagógicas e para unir os estudantes de Física e Engenharia Física do país!

NEDF-AAC - Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra
A 19 de março de 1997, numa altura de aparecimento de vários núcleos de estudantes, um grupo de cerca de duas dezenas de alunos juntou-se para formar o então Núcleo de Estudantes de Física e Engenharia Física da Associação Académica de Coimbra (NEFEF/AAC).
Com o aparecimento do curso de Engenharia Biomédica no Departamento de Física, em 2004, passámos a ser o Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra (NEDF/AAC), juntando os três cursos do Departamento num só núcleo.
Atualmente representamos cerca de 550 estudantes dos cursos de Física, Engenharia Física e Engenharia Biomédica da Universidade de Coimbra, desde as várias licenciaturas, mestrados e mestrados integrados, até aos vários alunos do 3º ciclo de estudos.

NFEF-FCUL - Núcleo de Física e Engenharia Física da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa
O Núcleo de Física e de Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi criado a 19 de Maio de 2016. Conta já com a quarta geração e a nossa missão é garantir a representação dos estudantes de Física e Engenharia Física na faculdade, bem como facilitar a interação entre os alunos e o departamento.
O NFEF-FCUL tem, também, como objetivo complementar a experiência académica com eventos sociais e pedagógicos. Dentro destes é importante destacar os churrascos bianuais, os diversos workshops, o programa do mentorado e o maior evento do núcleo, “Física Fora da Academia”.

PhysikUP - Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
O PhysikUP – Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – inicialmente conhecido por NEF/DFA, formou-se em 2015 e representa, atualmente, cerca de 500 estudantes. Estamos organizados em 4 departamentos, focando-se cada um deles em diferentes vertentes: Inreach, Outreach, Recreativo e Comunicação.
Através de palestras com professores e alunos de doutoramento, aproximamos os nossos estudantes da comunidade científica; com visitas a laboratórios e empresas, damos a conhecer quais as oportunidades em Física e Engenharia Física dentro e fora do meio académico; organizando visitas a escolas básicas e secundárias, despertamos o interesse pela ciência nos mais novos; através do lançamento regular da revista PhysikUPDATE e do podcast Watt’s Beyond, divulgamos diversos conteúdos de interesse para a comunidade académica; por fim, com jantares de curso e concursos, promovemos algo que tantas vezes é descurado: o convívio entre todos.
Acreditamos que o contínuo desenvolvimento destas iniciativas contribui não só para a integração dos alunos como também para o seu sucesso académico. Afinal, é essa a nossa missão.

NEFUM - Núcleo de Estudantes de Física da Universidade do Minho
O Núcleo de Estudantes de Física e Engenharia Física da Universidade do Minho foi criado com o objetivo de representar os estudantes destes cursos perante a Academia Minhota, bem como perante outras instituições nacionais e internacionais de interesse para os nossos estudantes. Com o objectivo de dinamizar os cursos, procuramos organizar conferências, palestras e workshops, contribuindo, assim, para uma melhor capacitação dos alunos. Tentamos não descurar a vertente recreativa, organizando atividades e convívios que incentivem o bom espírito entre os cursos. Assumimos, também, um papel ativo na promoção do trabalho de instituições externas ligadas às área da Engenharia e da Física.

NFIST - Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico
O NFIST (Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico), fundado a 14 de dezembro de 1995, é uma associação juvenil sem fins lucrativos, que reúne alunos e docentes do Departamento de Física do IST, tendo por objetivo a divulgação da Ciência em geral e da Física em particular, tanto dentro como fora do IST.
Conta, para isso, com 5 secções autónomas que organizam e participam em variados eventos pelo País: o Circo, que realiza demonstrações de Física; a Astro, que faz observações astronómicas; a Pulsar, a revista anual do NFIST; a Recreativa, destinada a promover a interacção e o convívio entre os alunos do MEFT; a Info, que se dedica à gestão dos recursos informáticos do núcleo.
Para além disso, o NFIST organiza também outras atividades, tais como:
- a Semana da Física, o maior evento do NFIST que já conta com 23 edições, onde trazemos mais de 2500 alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário ao Técnico para assistirem às demonstrações do Circo da Física, visitarem os laboratórios do Departamento de Física e ainda a assistirem a palestras e participarem em workshops;
- a Física sobre Rodas, uma exposição itinerante de Física, levando o conhecimento a vários pontos do país;
- as Jornadas de Engenharia Física (JEF), evento com palestras e atividades lúdicas com o objetivo de aproximar os estudantes das carreiras profissionais possíveis;
a Escola de Verão de Astronomia (EVA), evento que visa ensinar Astronomia e Astrofísica a alunos do secundário, com o objetivo de desenvolver o seu interesse por estas áreas, através de palestras, workshops, sessões de resolução de exercícios e algumas observações.

Núcleo de Estudantes de Engenharia Física da Associação Académica da Universidade de Aveiro
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Física da Universidade de Aveiro (NEEF-AAUAv) teve a sua génese no ano letivo 2013/2014 e partiu da iniciativa de um conjunto de estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Física (MIEF), cujo objetivo era representar os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Física.
No ano letivo de 2016/2017 o NEEF-AAUAv foi escolhido para representar os alunos dos novos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Mestrado
Integrado de Engenharia Computacional, juntamente com os alunos de Mestrado Integrado em Engenharia Física e de Licenciatura em Física que já representava até à data.
O NEEF-AAUAv tem como principal objetivo orientar os seus estudantes, promover o desenvolvimento das suas capacidades e ajudá-los a encontrar o seu potencial, proporcionando atividades extra curriculares adequadas às áreas de estudo dos cursos representados.