Cartas Mensais

João Horta Belo - Alumni de Física
do Porto

Escola de Verão do CERN, Investigador Júnior, Matéria Condensada

Foi com particular prazer que aceitei o desafio lançado pela Beatriz da PHYSIS para escrever esta carta de um ex-aluno neste ano em que se completam 20 anos desde a minha matrícula no curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Corria o ano de 2004 (ano em que talvez muitos dos membros da PHYSIS ainda não seriam nascidos!) quando, primeiro me decidi pelo curso e, depois, me matriculei. Na altura, infelizmente, o curso de Física não gozava de tanta afluência como hoje em dia e lembro-me que o número de alunos matriculados foi inferior ao numerus clausus pré-definido. A escolha por Física não foi óbvia e na verdade surgiu apenas nos últimos meses do 12º ano, muito por influência da minha… Professora de Química – era uma excelente Professora e, para além da Química, tinha um namoro secreto pela Física que partilhava connosco depois do toque para o fim das aulas. Resumindo, diria que não era, na altura, um geek da física.

  O primeiro ano curricular foi claramente um ano de habituação a todas as novidades, do conteúdo das cadeiras ao método de estudo e organização. Neste período, como noutros ao longo da minha formação, foram tão fundamentais os meus Professores como foram os meus colegas no processo de aprendizagem. Ao longo dos anos da licenciatura e muito por culpa da beleza que fui encontrando em tantas leis físicas (da conservação de energia, as equações de Maxwell, equações da Termodinânica) foi crescendo a paixão e a ilusão de querer saber mais, de querer explorar com maior profundidade. No final da licenciatura e, pela mão do Professor João Pedro Araújo, tive a oportunidade de participar na Escola de Verão do CERN – uma experiência que recomendo a todos e que guardo com um carinho especial – onde despontou o meu interesse pela… Física da Matéria Condensada (é verdade! No CERN também se investiga a matéria

condensada) e pelo laboratório! Assim, foi fácil a escolha do Mestrado, em Física Experimental, também na FCUP. Logo a começar o mestrado tive a oportunidade de estudar na Radboud University, em Nijmegen na Holanda, durante um semestre ao abrigo do programa ERASMUS – outra recomendação muito forte para todos os que tiverem oportunidade de fazer. Aqui surgiu a paixão pelo Magnetismo, reforçada mais tarde pela escolha da tese de Mestrado  – materiais magnetocalóricos – orientado pelo Professor João Pedro Araújo. A paixão foi tal que foram também estes materiais fascinantes o objecto de estudo da minha tese de doutoramento e ainda ocupam grande parte do meu tempo…e admiração. Durante a minha tese de doutoramento tive a oportunidade de realizar várias estadias científicas no INA em Saragoça, no Imperial College em Londres ou no Ames Lab, no Iowa que me marcaram pessoal e cientificamente.

Defendi o meu doutoramento em 2017. Entre 2017 e 2019 fiz um post-doc na Universidade de Aveiro e posteriormente voltei à minha alma matter em 2019 como Investigador Júnior – posição que ocupo actualmente. Se pode parecer óbvio como a minha formação contribuiu para o meu percurso profissional até hoje acho que nem por isso é um exercício obsoleto elencar as capacidades que me permitiu aprofundar: a curiosidade e a honestidade intelectual – só sendo verdadeiros connosco próprios conseguimos perceber o que não percebemos e esse é o primeiro passo para a pesquisa; a capacidade de organização e de trabalho; o trabalho em equipa – uma das coisas mais bonitas é que há muitos perfis de “Físicos” diferentes – dos teóricos aos experimentalistas, dos que  gostam de modelos aos que dominam os equipamentos e métodos de medição… – e todos os perfis são igualmente válidos e 

igualmente necessários; e a resiliência – na Ciência ouvimos muitos “nãos” e é preciso termos confiança em nós mesmos e nas nossas ideias para não esmorecer com os “nãos” que muitas vezes são apenas circunstanciais.

  Quando olho agora para trás penso nos conselhos que daria ao meu “Eu” de há 20 anos – que são os mesmos que tento transmitir aos meus alunos agora – e há uns quantos muito óbvios: i) tentem aproveitar ao máximo o vosso tempo de formação e façam o maior número de perguntas que conseguirem; ii) aproveitem todas as oportunidades para frequentarem escolas/workshops/conferências em Portugal (como por exemplo as actividades promovidas pela PHYSIS) e no estrangeiro (existem várias oportunidades de financiamento); iii) experimentem diferentes áreas, mas depois escolham a que mais vos alicia e sigam o vosso caminho com confiança!!

Magda Amorim - Mestrado em Engenharia Física no Porto

Bolsa Gulbenkian ‘Novos Talentos 2022’, Data & Business Analyst na Smartex AI

  Olá! O meu nome é Magda Amorim e sou estudante do mestrado em Engenharia Física curso partilhado pela Faculdade de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto. Desde o ensino secundário desenvolvi gosto pelas diversas áreas da Física desde eletromagnetismo, mecânica, mas também áreas de desenvolvimento de software.

  Por isso quando tomei a decisão de entrar na faculdade fiquei indecisa entre Engenharia Informática e Engenharia Física. O que me levou a optar por Engenharia Física foi o facto de ser uma área bastante abrangente que me permite desenvolver as várias áreas de interesse. 

  Iniciei a Licenciatura em Engenharia Física em 2020 e durante três anos desenvolvi bastante as capacidades intelectuais de raciocínio e autonomia. São anos bastante teóricos que nos preparam para posteriormente sermos capazes de nos aperfeiçoarmos em qualquer área científica. Apesar de serem anos exigentes são bastante enriquecedores e que aguçaram ainda mais o meu gosto pela física começando já a desenvolver gosto por áreas mais especificas em particularm computação quântica, eletromagnetismo e software.

  Ainda durante a licenciatura tive a oportunidade de fazer um projeto de investigação em inteligência artificial quântica no âmbito de uma Bolsa Gulbenkian ‘Novos Talentos 2022’. Foi uma oportunidade extraordinária em que tomei pela primeira vez contacto com uma área de machine learning que se veio a relevar das minhas favoritas. Foi também uma oportunidade excelente para tomar contacto com outros estudantes de física de todo o país com diversas experiências e criar amizades que perduram. 

  Após este projeto inteligência artificial passou a ser uma das áreas que mais me fascina e por isso, juntei-me em julho de 2023 à empresa Smartex AI aonde me encontro à seis meses. Estou a trabalhar como Data & Business Analyst aonde posso desenvolver diversas vertentes desde o contacto,

 embora indireto, com clientes até ao desenvolvimento de ferramentas para automatização de processos. Neste período adquiri competências fundamentais desde autonomia e trabalho em equipa, conhecimentos avançados em bases de dados e analise de dados, aplicação de modelos de inteligência artificial para automatização de tarefas e sobretudo um conhecimento mais profundo do trabalho em empresa e das diversas equipas que trabalham juntas para um objetivo comum. De facto, esta foi um dos maiores desafios que tive, mas também dos mais gratificantes pois é uma empresa bastante jovem de espírito aberto onde somos potenciados a desenvolver o nosso talento e apoiados em todos os momentos, numa equipa bastante divertida, trabalhadora e humilde. Tive a oportunidade de desenvolver imensas competências de

relacionamento interpessoal, responsabilidade, confiança, gestão do tempo e problem solving.De facto, um curso na área da Física é uma mais-valia para os aficionados pelas ciências e engenharia. É um curso bastante exigente, mas que nos fornece ferramentas essenciais para o nosso percurso profissional quer seja em ambiente empresarial ou de investigação/académico. O mais importante é não desistir se realmente é uma área que vos fascina e tentar sempre envolver-se em atividades que permitam potenciar o conhecimento adquirido e desenvolver apetências pessoais. O contacto com outros estudantes, investigadores, engenheiros e professores é essencial para terem conhecimento das diversas oportunidades que têm disponíveis e para que possam otimizar todo este percurso desafiante, mas extremamente gratificante.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com