23 Novembro, 2016

História

A Physis – Associação Portuguesa de Estudantes de Física foi criada em 1991, no Instituto Superior Técnico, com o objetivo de organizar a edição de 1992 da ICPS (International Conference of Physics Students). Esta conferência é organizada anualmente em correspondência com a IAPS – International Association of Physics Students – que congrega associações nacionais e locais de estudantes de física de vários países, sendo a Physis uma delas. Portugal voltou a ser anfitrião em 1998 e 2005.

A Physis ao longo destes anos tem realizado diversas atividades no âmbito da Física, entre palestras, eventos e encontros, destaca-se o trabalho que viria a ser o Circo da Física, o qual teve a sua estreia a 26 de Março de 1994 no Fórum anual da Associação Juvenil de Ciência e que, mais tarde, viria a ser apresentado na ICPS ’97 em Viena, Áustria. Esta performance teve o título “Physis, Physics Flying Circus”. Outra das iniciativas foi um minicurso em 2009 de Wolfram(TM) Mathematica leccionado por Jorge C. Leitão, aluno do 3º ano da Licenciatura em Física, e bolseiro do CFP. Também teve grande êxito o projeto apresentado no XI Encontro Nacional de Estudantes de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto entre 27 Fevereiro e 1 Março de 2009, resultante de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Física e a Physis. O projeto tinha como objetivo permitir aos alunos do ensino básico e secundário medir a circunferência da Terra analogamente ao trabalho de Eratóstenes nos anos 200’s AC. Também em 2009 foram apresentadas as missões “Plack” e “Herschel” através Agência Espacial Europeia (ESA) com auxílio de dois professores universitários e jornalistas da TVI24.

No final dos anos 90 devido à fraca adesão de estudantes portugueses às ICPS’s, a Physis teve a necessidade de criar um encontro anual entre todos os estudantes de Física a nível nacional, onde promoviam um concurso de palestras em que o prémio seria a viagem e estadia na ICPS seguinte. Surgiram assim os ENEF’s – Encontro Nacional de Estudantes de Física, que além do concurso tinha ainda como principal objetivo divulgar a Física e os avanços da mesma, bem como da vivência académica dos diferentes cursos de Física espalhados pelo país. O primeiro encontro foi realizado em 1999 em Coimbra, desde aí, o ENEF já teve lugar na Universidade do Algarve (UAlg), Universidade da Beira Interior ,Covilhã, na Universidade do Minho, Braga, no Instituto Superior Técnico, Lisboa, na Universidade de Coimbra, na Universidade de Évora, na Universidade do Porto e  na Universidade de Aveiro contando com um total de 17 edições de sucesso. No decorrer destes encontros é também realizada a assembleia geral da Physis.

No decorrer dos seus anos de história a direção da Physis já esteve em Lisboa, no Porto e em Coimbra sendo que atualmente tem sede no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e é constituída maioritariamente, mas não exclusivamente, por alunos dessa mesma faculdade.