IAPS

A IAPS é a International Association of Physics Students. Nascida oficialmente a 12 de Setembro de 1987 na Hungria, assume-se como uma organização com o propósito de agregar estudantes da área da Física de todo o mundo a fim de promover a cooperação e partilha de conhecimento e de experiências no plano internacional, criar pontes entre culturas e fomentar o desenvolvimento estudantil e profissional.
Sediada no mesmo edifício da sede da European Physical Society em Mulhouse, França, a IAPS conta com membros coletivos de mais de 40 países, incluindo 20 associações representativas de estudantes da área de Física a nível nacional.

Historicamente, a motivação para a fundação da IAPS começa com a primeira International Conference of Physics Students (ICPS), o maior evento da IAPS que junta, anualmente, centenas de estudantes de várias dezenas de países. Nessa primeira edição, designa-se de International Conference for Students of Physics (ICSP) e envolve apenas 16 participantes, a maioria húngaros, na Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, na Hungria. A partir daí, lança-se o projeto para a IAPS, oficializado cerca de um ano depois.
Nos últimos anos, a IAPS tem vindo a diversificar-se ao nível do conjunto de membros, com a adesão de associações de fora da Europa e América do Norte, e da oferta de atividades, principalmente com o lançamento, em 2014, da Physics League Across Numerous Countries for Kick-ass Students (PLANCKS), uma competição internacional de Física para estudantes de Licenciatura e Mestrado.

A ligação da Physis à IAPS tem fortes raízes históricas: foi da vontade de organizar a ICPS em 1992 que, no ano anterior, estudantes de Física de Lisboa se organizam para fundar a Physis. Desde então, Portugal voltou a organizar a ICPS em 1998 e 2005, ambos em Coimbra, com estudantes nacionais a participarem ao longo dos anos tanto na ICPS como na PLANCKS e a envolverem-se a vários níveis na IAPS, incluindo no Executive Committee, responsável pela gestão diária da associação.

Entre dezenas de milhares de estudantes com filiação direta ou indireta na IAPS, há uma dinâmica que produz várias formas de atividade: para além da ICPS e PLANCKS, eventos partilhados entre diversas organizações da IAPS, como escolas de Verão, conferências ou excursões; iniciativas de formação e divulgação científica a estudantes mais jovens, como o School Day, nomeadamente ao nível do Ensino Secundário; partilha e promoção do trabalho académico de estudantes, em particular através da publicação jIAPS, a revista anual da IAPS.

Vê mais sobre a IAPS no seu site e sobre o ICPS aqui

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com