O “Give me more SPACE” vai ser o evento mais “EspAcial” do ano! Dirigido a todos os interessados, desde os amantes da astronomia aos especialistas galáticos, o “Give me more SPACE” trará 3 dias de palestras, workshops, debates, desafios, prémios e muito mais! Tudo isto à volta de um tema tão presente e importante: o Espaço. 

O evento privilegia a troca de conhecimentos na área aeroespacial, promovendo a discussão relativa às tecnologias utilizadas e aos avanços tecnológicos feitos, apresentando alguns dos projetos em desenvolvimento e de que forma as empresas e os investigadores se juntam para alcançar um mesmo objetivo: a conquista do espaço.

Data: 24, 25 e 26 de setembro  

Local: para assistir, live nas redes sociais da Physis 

          para participar, ZOOM

Horário

Oradores e Entidades

João Lousada

João Lousada fez a sua formação no Instituto Superior Técnico, em Portugal, com um Mestrado em Engenharia Aeroespacial, trabalhou em conceitos espaciais inovadores na Agência Aeroespacial Alemã (DLR), e depois em montagem, integração e teste de satélites na OHB System, para projetos da Agência Espacial Europeia (ESA).

Hoje em dia é Director de Voo (Flight Director) do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional.

João Lousada é também astronauta análogo e comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco, tendo participado em várias missões análogas a Marte com diferentes simuladores de fatos espaciais e preparando neste momento a próxima missão no deserto de Neguev, em Israel.

Tiago Campante

Tiago Campante concluiu o Doutoramento em Astronomia em 2012, durante o qual dividiu o seu tempo entre a Universidade do Porto e a Universidade de Aarhus (Dinamarca). Posteriormente, fez um pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido), onde permaneceu durante cinco anos. Já em 2017, e após passagem como investigador pela Universidade de Göttingen (Alemanha), voltou à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto como Professor Auxiliar Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Tiago é especialista em física estelar, ciência exoplanetária e arqueologia Galáctica, contando com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade. Tiago desempenha ainda um papel a nível da coordenação científica em missões da NASA (TESS) e da Agência Espacial Europeia (PLATO e ARIEL). Tiago foi agraciado pela Comissão Europeia, em 2018, com uma acção Marie Curie.

Pedro Russo

Pedro Russo é professor assistente na “Astronomia & Sociedade” na Universidade de Leiden, Holanda, onde lidera o grupo de “Astronomia & Sociedade”. O Dr. Pedro Russo foi o coordenador global para o Ano Internacional da Astronomia da Holanda, em 2009, um evento que dinamizou mais de 800 milhões de pessoas e envolveu 61 países. Pedro obteu o seu diploma em Matemática Aplicada, Física e Astronomia na Universidade do Porto, em Portugal. Pedro também foi investigador no Instituto Max Planck acerca do Sistema Solar, na Alemanha. Está envolvido em várias organizações internacionais, como a União Astronómica, a Sociedade Europeia de Astronomia, Europlanet (Rede Europeia de Ciências Planetárias) e a Federação Internacional de Astronáutica. O seu trabalho foi alvo de vários prémios, como a “Seeds Special Award” em 2009, “Scientist Best Educational Resource” em 2015 e 2016, “Most Inovative Educational Activities” em 2017 e 2018, da HundrED, e em 2018 “K.J. Cath Prize” da Leiden University. Hoje é um dos mais importantes comunicadores de Ciência a nível europeu!

ESA Space Solutions Portugal

A ESA Space Solutions Portugal (www.space.ipn.pt) é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Coimbra, no IPN (Instituto Pedro Nunes). Esta faz parte da maior rede de inovação espacial do mudo, a ESA Space Solutions, sendo o local ideal para grandes negócios que envolvam o espaço com o foco de melhorar o dia-a-dia das pessoas, através do reaproveitamento da tecnologia espacial, inspirando-se em novas aplicações. A trazer “o espaço para a Terra”, esta tem como objetivo ajudar, apoiar e colaborar com empreendedores e empresas que utilizem qualquer tipo de tecnologia espacial para fins comerciais. Apoiam Start-ups e PMEs (pequenas e médias empresas) portuguesas em desenvolvimento, através da tecnologia e data do espaço, oferecendo financiamento, negócios e suporte técnico para ajudar a criar empresas de sucesso e criar empregos! Não só gerem as atividades em terreno nacional da ESA (European Space Agency) neste sentido – ESA BIC Portugal, ESA Business Applications Ambassador Platform e ESA Innovation Partners. Além disso, ainda proporcionam consultores especializados da ESA e oferecem apoio personalizado à gestão de projetos.

Portugal Space

A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, é uma organização sem fins lucrativos, criada pelo Governo português, em estreita colaboração com o Governo Regional dos Açores. A Agência tem o propósito de promover e executar a estratégia “Portugal Espaço 2030”, estimulando e gerindo o desenvolvimento de infraestruturas, iniciativas e programas nacionais relacionados com o Espaço. A Portugal Space tem como principal objetivo promover e fortalecer o ecossistema do espaço, valorizando a cadeia de valor para benefício da sociedade e da economia através de um conjunto de áreas chave, nomeadamente Observação da Terra, Telecomunicações, Segurança Espacial e Transporte Espacial. Pretende ainda que, em 2030, Portugal seja amplamente reconhecido como uma autoridade mundial nas questões científicas e económicas das interações Espaço-Terra-Clima-Oceanos, recorrendo a tecnologias de duplo uso para observação da Terra, em especial no que diz respeito aos formatos emergentes do chamado “Novo Espaço”.

Dr. Hugo Costa - Orador da Portugal Space

Hugo André Costa, nascido e criado no norte de Portugal, estudou Física na Universidade do Minho. A sua paixão pelo espaço levou-o até Estrasburgo para continuar a sua formação. Aqui fez o Mestrado em Estudos Espaciais pela International Space University e mais tarde cursou gestão tendo um MBA pela Escola Superior de Finanças e Gestão de Frankfurt. Trabalhou no Gabinete do Espaço da FCT, servindo como representante português na Agência Espacial Europeia (ESA). Passou pela indústria espacial em Espanha e na Alemanha sendo responsável pelas áreas de negócio tanto do segmento espacial como do de terra. Antes de aceitar este novo desafio, trabalhou na EUMETSAT no Gabinete do Programa Copernicus. Actualmente faz parte do Conselho Executivo da Agência Espacial Portuguesa. Com o regresso a Portugal espera retomar o surf, e sempre que possa participar em triatlos sprint.

Active Space

A Active Space Technologies (www.activespacetech.com) é uma empresa portuguesa que opera nos sectores espacial, aeronáutico e industrial. A empresa oferece sistemas eletromecânicos para ambientes extremamente hostis, ou seja, instrumentos e mecanismos, atuadores e sistemas de detectores sem fio. O foco da Active Space Technologies é o desenvolvimento de produtos e serviços para o setor espacial. A empresa desenvolve sistemas eletromecânicos para equipamentos de suporte terrestre e hardware de voo. Nos últimos anos, a empresa expandiu os seus conhecimentos nas áreas de materiais, aeronáutica e robótica. O grupo também é composto por dois spin-offs (Active Aerogels – www.activeaerogels.com dedicado a materiais leves, principalmente aerogéis; Active Space Automation – www.activespaceautomation.com para automação industrial, nomeadamente Automated Guided Vehicles – AGVs e Autonomous Mobile Robots – AMRs ).

Stratospolca

O projeto STRATOSPOLCA é constituído por um grupo de 21 estudantes da Universidade de Coimbra, de diversas áreas de estudo. Sendo um dos projetos selecionados a participar no programa BEXUS, resultado de uma parceria da SNSA (Agência Espacial Nacional Sueca) e da DLR (Centro Aeroespacial Alemão) e com a colaboração da ESA (Agência Espacial Europeia).

O projeto consiste num detetor de radiação na ordem do comprimento de onda gama que irá voar num balão estratosférico. Com os dados obtidos esperamos melhorar futuras experiências internacionais e entender melhor os corpos massivos celestes que emitem esta radiação. O projeto é feito pelos alunos na sua totalidade. Desde o conceito de design, eletrónica, simulações, divulgação e análise.

Debate

Não seria um Congresso se não tivesse um Debate! Com cada vez mais missões a serem planeadas e agendadas a Marte para ocorrerem ainda nesta década, a questão coloca-se cada vez mais ““Becoming Martians : Fact or Mith?” 

Um tema que tanto nos fascina e no qual procuramos sempre ser positivos, e acreditar que sim, um dia o Homem viverá em Marte! Por outro lado, há 50 anos cultivava-se o mesmo sonho de viver um dia na Lua e…cá estamos nós… 

Apresentamos então os nossos convidados para este Debate, Zita Martins e Rui Agostinho!

Dia 25 de Setembro (Quinta Feira) das 18:30h-19:45h marca já na tua agenda!!

Zita Martins

Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST) e Co-Directora do Programa MIT-Portugal (MPP). Os seus interesses científicos incluem a deteção de assinaturas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição de meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra. Licenciou-se em Química no IST em 2002, e obteve o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos) em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) em 2012. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras, tendo permanecido no Imperial College London (Reino Unido) de 2007 a 2017. Zita Martins tem participado ativamente em missões espaciais. É Co-Investigadora de dois projetos (OREOcube and EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). É membro do consórcio Português da missão espacial ARIEL da ESA, é membro da sub-equipa “Organic macromolecules” da missão espacial Hayabusa2 da Agência Espacial Japonesa (JAXA), e a única cientista Portuguesa na missão de classe-F Comet Interceptor da ESA. Faz ativamente comunicação de Ciência, tendo dado mais de 100 entrevistas sobre Ciência nos meios de comunicação social internacional. Zita Martins foi condecorada em 2015 por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Rui Agostinho

Rui Agostinho, doutorado em Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill (EUA), é professor auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ex-diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, fundador e investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL, actualmente Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, fundador e sócio da Sociedade Portuguesa de Astronomia e da União Astronómica Internacional, membro da European Astronomical Society e da Sociedade Portuguesa de Física. Foi coordenador científico do projeto YALO, para utilização do telescópio de Yale no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo, no Chile. Rui Agostinho é responsável pela manutenção da Hora Legal no Observatório Astronómico de Lisboa e pelo serviço de distribuição da hora legal em Portugal. Desenvolveu módulos expositivos na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, colaborou na revista Quo e é coautor do livro Vida: Origem e Evolução.

Workshop

"Comunica a tua ciência"

Adoras ouvir palestras sobre o Espaço, perceber os termos mais técnicos e realmente compreender a física da situação, mas, quando a avozinha te pergunta” o que é isso” de um buraco negro, já ficas mais atrapalhado?…

Por vezes, o problema não está em perceber o que nos ensinaram, e é fácil repetir o que ouvimos numa palestra ou lemos num livro, mas quando temos de explicar de forma simples algo bastante complexo a situação complica-se. 

Comunicar a ciência que sabemos e aprendemos revela-se um desafio quando o nosso público é uma avozinha ou uma criança, mas também não se simplifica quando é alguém com conhecimentos superiores aos nossos. 

Temos, portanto, que saber adaptar o nosso discurso e é exatamente isso que te proporcionamos com este workshop! 

Contamos, assim, com a presença do orador João Retrê para nos guiar neste desafio!

Dia 26 de Setembro (Sábado) das 15:30h-17h, marca já na tua agenda!!

Neste workshop poderás perceber a importância de adaptares o teu discurso e porque deves comunicar a tua ciência.

João Retre

João Retrê é um comunicador de ciência que trabalha no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço como coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência. Com cerca de 20 anos de experiência na área, o João tem liderado, desenvolvido e participado em vários projetos, nacionais e internacionais, que visam tornar a ciência, em particular a astronomia, acessível e próxima a todos. Como parte do seu trabalho, desenvolve estratégias para envolver jovens estudantes e investigadores em comunicação e educação de ciência, com o objetivo de criar uma consciência precoce e crescente da importância desta área. O João é o coordenador nacional de divulgação da União Astronómica Internacional (IAU) em Portugal e coordena o subgrupo de trabalho da IAU para “Hospitais, Casas de Acolhimento, Casas de Repouso e Prisões” do grupo de trabalho do Comité Executivo de Astronomia para Equidade e Inclusão.

Como participar no “Give me more SPACE”?

Tal como enunciado logo no início, o Congresso “GIVE ME MORE SPACE” tem adesão gratuita por LIVE na nossa página de Facebook.

NO ENTANTO, para a participares nos QUIZZES e poderes colocar questões aos oradores e interagir em todas as atividades, nomeadamente no workshop e no debate, tens de proceder à tua inscrição, que tem um custo simbólico de 1€ e que te dará acesso à sessão de Zoom onde estaremos em contacto com os convidados.

Não te esqueças que para poderes entrar no Zoom e nos QUIZZES terás de participar com o teu nome de inscrição!

Nota que a sessão de zoom tem um limite máximo de 100 participantes pelo que não hesites em garantir a tua presença!!

Inscrições

Para garantires a tua participação não te esqueças de inscrever! Tens aqui o formulário, tem em atenção se estás a dar os contactos certos! Seria uma pena ganhares o concurso e depois não termos forma de te contactar!

O pagamento simbólico de 1€ poderá ser feito através de MBWay ou transferência bancária, sendo que depois deves enviar o comprovativo de pagamento para o nosso email saidasprofissionais@physis.com.pt.

Tranferência Bancária: IBAN – PT50 0010 0000 35249700101 73

MBWay: 965459267 com a descrição [Congresso] – Nome completo (ex: [Congresso] – John Doe)

Nota que a sessão de zoom tem um limite máximo de 100 participantes pelo que não hesites em garantir a tua presença!!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com