Centros de Investigação

CISUC

O Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) é um dos principais centros de investigação portugueses na área da Informática e das Tecnologias de Informação, tendo obtido nota máxima (excelente) na avaliação da Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia. 

O CISUC visa a realização de R&D original a nível pré-competitivo, treinar jovens investigadores altamente qualificados, cooperar em projectos e programas nacionais e internacionais e a promover a divulgação dos resultados através de contratos com diferentes empresas.

O CISUC é composto por cerca de 150 investigadores, entre professores universitários em tempo integral e alunos de graduação e pós-graduação. Esta equipa de investigadores jovem, dinâmica e altamente qualificada é a garantia do sucesso da missão do centro.

Site: https://www.cisuc.uc.pt/

CEFITEC

O CEFITEC desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica nas áreas da Física Experimental e da Engenharia Física, dando resposta a desafios sociais específicos e contribuindo para a produção de conhecimento e formação avançada de recursos humanos.

Site: https://www.cefitec.fct.unl.pt/
Email: cefitec.secretariado@fct.unl.pt

LIP

O LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, é a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas em Portugal. Foi criado em maio de 1986 com o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN, o laboratório europeu de física de partículas. O LIP elevou a física experimental de partículas em Portugal a um nível de referência internacional e continuará a liderar este desafio.

Os investigadores do LIP participam em experiências que procuram responder aos grandes desafios atuais da física de partículas. Estudam as propriedades do recém-descoberto bosão de Higgs e procuram novas partículas no LHC, onde recriam as condições que terão existido logo a seguir ao Big Bang. Investigam da natureza da matéria escura, dos neutrinos e dos raios cósmicos de energia extrema. Com este objetivo, participam também no desenvolvimento de novos instrumentos e metodologias que têm aplicações noutros domínios científicos, como por exemplo as aplicações médicas (quer no diagnóstico, quer na terapia), física do espaço (desde a simulação de ambientes de radiação para a ESA, à melhoria de instrumentos de detecção destinados a futuras missões espaciais, envolvendo a indústria), a computação (devenvolvimento de soluções inteligentes, serviços de gestão à comunidade, etc…), bem como formação avançada e divulgação científica. 

Site: https://www.lip.pt

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com